segunda-feira

Os bifosfonatos causam fraturas atípicas do fêmur em OI?

Os autores do estudo analisaram 166 fraturas do fêmur em 119 crianças com OI
Os dados de um estudo retrospectivo em crianças com osteogênese imperfeita (OI), sugere que fraturas de fêmur atípicos estão relacionados com a gravidade da OI versus o uso de bifosfonatos, como o Pamidronato Dissódico, por exemplo. 
Conclusões do estudo foram publicados no  Journal of Bone and Mineral Research
O autor sênior, Dr. Frank Rauch, afirmou, "neste estudo, nós descobrimos que o tratamento com bifosfonatos não mudou o aspecto radiológico de fraturas do fêmur." 

Relatos de casos sugeriram recentemente que o tratamento com bifosfonatos em pacientes com OI pode estar ligado a fraturas atípicas do fêmur. 
Não está claro, entretanto, se essas fraturas são realmente mais comuns em pacientes que receberam bifosfonatos. 
Os autores do estudo analisaram 166 fraturas de fêmur em 119 crianças com OI  que não haviam sido submetidos a procedimentos de astes intramedulares; Os fêmures deformados foram excluídos da análise de fraturas atípicas.  

Das 36 fracturas totais que ocorreram em fêmures não deformados, 11 ocorreram durante o tratamento com bifosfonatos, das quais 3 se assemelharam a fraturas atípicas do fêmur.
Das 25 fraturas totais que ocorreram sem tratamento prévio com bifosfonatos, 8 se assemelhavam a fraturas atípicas do fêmur. 

Uma análise mostrou que a incidência de fraturas atípicas não estava associada ao histórico de tratamento com bifosfonatos. 
A presença de OI moderada a grave foi, no entanto, fortemente associada a fraturas atípicas do fêmur. Os pesquisadores concluíram que as fraturas atípicas do fêmur observadas em crianças com OI estavam mais relacionadas com a gravidade do OI em vez do histórico de tratamento com bifosfonatos. 

Para mais informações visite onlinelibrary.wiley.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Obrigado pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *