sábado

Ossos frágeis, mentes duras.

As famílias Gil e Batista têm um aspeto em comum. Vivem e convivem com a Osteogênese Imperfeita. Chamam-lhe a “doença dos ossos de vidro”. É uma patologia rara de origem genética. Ao mínimo trauma, os doentes fraturam os ossos. O JPN falou com especialistas sobre o problema. Das conversas saem três ideias-chave: estigma social, falta de informação e subdiagnóstico.

Uma criança começa a dar os primeiros passos. Põe-se de pé e, de repente, cai no chão. Tem uma perna partida. Começou assim no caso de Fátima Gil. Ao longo da infância, sofreu múltiplas fraturas. Chegou a partir as duas pernas e os dois braços. Na altura, o pai levou-a ao hospital de São João. Fátima soube logo. “Disseram-me que tinha uma doença rara”, recorda.

Os médicos também sabiam. Estavam perante uma situação desconhecida. Só havia uma certeza. O problema não tinha cura. Apenas o tratamento podia ajudar. Mais tarde, chega a primeira pista. É uma doença hereditária. Fátima conseguiu ter cinco filhas. Só a mais velha nasceu saudável. As outras, sabia-se, tinham a mesma patologia da mãe. Mas a situação não foi detetada à nascença. Descobriu-se durante o crescimento das crianças. Fraturavam os ossos ao mais pequeno acidente.

A cor dos olhos também denunciava o problema. As quatro meninas tinham as escleras azuladas. Tal como a mãe. Os médicos admiravam-se. Uma equipa de profissionais do São João chegou até a fotografar Fátima e as filhas. “Eles precisavam de estudar o nosso caso. Por isso, tiraram a fotografia. Era para saberem que tínhamos todas a mesma doença. Menos a minha primeira filha”, explica Fátima.

A família Gil – Fátima e as quatro filhas – no início da década de oitenta. Fotografia de uma equipa médica do Centro Hospitalar de São João.

E o dia tão esperado lá chegou. Tarde ou não, o problema foi descoberto. Fátima e as quatro filhas tinham – e têm – a “doença dos ossos de vidro”. A osteogênese imperfeita (OI), na gíria médica. O nome diz tudo. Há uma formação defeituosa dos ossos. Quebram ao menor trauma. Estávamos nos anos oitenta. Fátima conta que “nem os médicos conheciam a doença”.

“Todas as doenças raras têm o problema do desconhecido”
É um problema típico das patologias raras, afirma a presidente da Associação Portuguesa de Osteogênese Imperfeita (APOI). Para Maria do Céu Barreiros, “todas têm o problema do desconhecido”. E ainda hoje é assim. O caso da OI não é diferente. É fundamental a troca de informações entre os médicos e a criação de núcleos de interesses” para promover o conhecimento, realça.

Em Portugal, não há sequer um número exato de doentes com a patologia. Os especialistas ficam-se pelas estimativas. “Pelo menos 600”, avança Céu Barreiros. E “muitos doentes nem estão diagnosticados”. Há três décadas, compreende-se, discutia-se pouco e sabia-se ainda menos. Mas, no caso de Fátima Gil e das filhas, o diagnóstico chegou.

Havia uma família grande para sustentar. Mas Fátima não podia. Não com a doença. A solução foi a pré-reforma aos 34 anos. Hoje, aos 67, Fátima felicita-se. Conseguiu escapar a uma vida mais complicada. Mas nem por isso consegue evitar os efeitos da patologia. Dores diárias, constantes, e uma coluna encurvada. Sinais da idade, diriam algumas pessoas. Errado. A osteogénese imperfeita, por si só, causa o encurvamento dos ossos. Lento e progressivo.

“Tenho muitas dores na coluna. Ando à rasca. Tenho dificuldades a dormir e a virar-me na cama. As pernas prendem-me. Já fui ao médico e disseram-me que era a coluna. Agora estou à espera para ser operada. E já fui operada antes, à anca. Tenho uma prótese”, desabafa. Apesar do mal-estar crónico, Fátima não vive a dor de uma fratura há três anos. Graças ao pamidronato. O fármaco fortalece os ossos.

O tratamento parece estar a dar frutos, mas é preciso mais. A precaução continua a ser a máxima. A carta guardada na mala de Fátima é a prova. “Certifica que, se cair na rua, tenho de ser levada de imediato para o hospital de São João, que é onde estou a ser seguida”, conta. Fátima nem pensa em deixar o documento em casa. É a garantia de uma resposta médica mais rápida.

Ao lado de Fátima estão três das cinco filhas. Paula, Eva, ambas com OI, e Luísa, sem a doença. Também falaram ao JPN. Eva é a primeira a dar a palavra. Tem 32 anos. Recorda fraturas no braço, num dedo e num pulso. E na perna. O fémur partiu mal deu o primeiro passo. Hoje em dia, felicita-se por conseguir viver sem tratamento. As fraturas já passaram. Agora não há dores.

A vida continuou sem problemas. Conseguiu engravidar e tudo correu bem. Nasceu a Vitória. Só não houve um parto normal, como Eva queria. “A médica disse-me para nem pensar nisso, porque a Vitória podia vir mais gordinha e eu partir a coluna, por não ter corpo suficiente”. Eva não queria acabar numa cadeira de rodas. A alternativa viável era a cesariana. E assim foi.

A própria Vitória obrigou os médicos a redobrarem os cuidados. A menina herdou a doença da mãe. Podia fraturar algum osso ao sair do útero. Não aconteceu. “Disseram-me que o problema dela era mínimo”, conta a mãe. Mas o caso veio a revelar-se mais grave. Vitória partiu um fémur ao começar a andar.

O problema passava com normalidade. Vitória até recuperava bem. Mas voltava sempre à estaca zero. Tirava o gesso e vinham mais fraturas. Sofreu cinco só na perna esquerda. Agora os cuidados são muitos. Até porque, com 6 anos, a menina já tem mais noção da doença. “Ela própria reconhece que não pode fazer certas coisas”, explica a mãe. “Não pode correr tanto, porque pode cair e partir um osso”. E já aconteceu. “A minha filha, por um pequeno tombo, só por bater com o rabo no chão, partiu a tíbia”, conta.

Há um termo para explicar tais situações. “Fraturas patológicas”. É a expressão usada por Anabela Bandeira, médica pediatra responsável pelo caso de Vitória. “Estamos a falar de fraturas por traumatismos minor, ou seja, aquilo que causa a fratura não é suficientemente forte para tal numa criança saudável. Ninguém está à espera de ver uma criança partir um osso por pequenas quedas na relva”, exemplifica a especialista do Hospital de Santo António.

“A Osteogénese Imperfeita é uma patologia muito heterogênea”
A doença não é nova para Anabela Bandeira. É das poucas profissionais de saúde com conhecimento de causa. Acompanha várias famílias com o problema. E faz questão de salientar que cada caso é um caso.

Com maior ou menor gravidade, explica Anabela, “a osteogénese imperfeita dói”. “A maioria dos doentes tem uma dor óssea crónica. E dói quando fraturam algum osso. É errado pensarmos o contrário. Há também uma agravante. Os ossos podem ficar deformados e impossibilitar a marcha. É por isso que temos doentes com canadianas ou cadeira de rodas”.

Vitória não tem o mesmo problema. Anda pelo próprio pé. A mobilidade não ficou afetada com as fraturas. Mas também toma pamidronato. A ideia é evitar futuras complicações. Tratamentos à parte, Vitória e a mãe podem respirar de alívio. A menina tem uma vida como qualquer criança. É verdade, as sentinelas estão sempre ligadas. Na escola, em especial, é preciso muita atenção. “Mas os meninos nunca colocam a Vitória de lado”.

Focamos a atenção em Paula Gil e surge uma curiosidade. “Já parti muitos ossos. Fui a que parti mais”, conta a senhora de 44 anos. Mas o tom é de descontração. Nos últimos tempos, não tem havido complicações. Paula toma cálcio e mostra-se bem. A maior dor de cabeça era o joelho. “Já fui operada três vezes. Tinha parafusos, mas já mos tiraram”. Já passou, diz com alívio. Paula é seguida no São João e tudo corre pelo melhor.

Pode dizer-se o mesmo em relação ao neto, o Santiago. Sim, também nasceu com a doença. Mas, em dois anos de vida, nunca partiu nenhum osso. Uma conquista para quem vive a infância com OI. Agora avizinha-se a próxima etapa – o infantário. As educadoras, garante a avó, vão ficar de sobreaviso. “Têm de andar mais em cima dele”.

Na escola ou em casa, todas as ajudas são bem-vindas. Luísa Gil está cá para tal. “Sempre que puder, ajudo”. Foi a única a esquivar-se da bala da OI. “Sinto-me privilegiada, porque não nasci com essa doença. Mas custa-me muito ver a minha família assim”, remata. É quase inevitável. A osteogénese imperfeita não afeta apenas os doentes. A família também atravessa momentos de dor e luta, sobretudo quando há crianças envolvidas. Os planos da vida idealizada têm de mudar.

A família Batista, mais um caso de luta

Outro exemplo está na família Batista. A rotina de Nuri mudou por completo. O filho, agora com 2 anos, nasceu com OI. O caminho para a descoberta da doença foi duro. “Começamos a desconfiar ao longo do tempo por causa das fraturas”, diz a mãe. A primeira aconteceu na clavícula. Passou. Quando tinha um ano e meio, surge a segunda. Cândido parte o fémur de forma inesperada. Aí, sim, Nuri ficou com a pulga atrás da orelha. O diagnóstico de OI chega com a terceira fratura, no pulso direito. “Foi a confirmação”.

Os sucessivos episódios de ossos partidos são difíceis de gerir. E, nalguns casos, a situação torna-se mais complicada nos próprios hospitais. Alguns médicos, menos sensibilizados para a questão, chegam a acusar os pais de maus tratos.

“É um problema com o qual as famílias têm de lidar, sobretudo se for o primeiro caso da doença”, explica Céu Barreiros. Mas Nuri nunca se deparou com situações do género. “Temos sido muito bem tratados”. É assim e o caso do filho é mais raro. Não há um histórico familiar do problema. Mas a doença bateu à porta na mesma. De resto, Nuri quer saber porquê. “Vamos fazer um estudo genético ao Cândido para perceber de onde é que isto vem. Preciso de saber por todos os motivos e mais algum. Até porque o Cândido também pode transmitir aos filhos. E temos adiado a decisão de ter filhos, porque podem nascer com a doença”, desabafa.

“As pessoas com OI são perfeitamente inteligentes e capazes de se integrarem na sociedade”
Nuri teme pelo futuro do filho. Há o medo do desconhecido, sentimentos de confusão e até de culpa. São preocupações normais, segundo a presidente da APOI, mas cair em excessos é desnecessário. “Se bem que a OI pode ser incapacitante do ponto de vista físico, as pessoas não são afetadas em nada do ponto de vista intelectual. São pessoas perfeitamente inteligentes e capazes de se integrarem na sociedade”, explica.

As dificuldades poderão surgir nas formas mais graves da doença. “Por vezes, a aparência fica francamente alterada e isso é muito estigmatizante. A sociedade é pouco aberta a pessoas diferentes”. O acesso ao emprego também é uma preocupação, para Céu Barreiros. É preciso arranjar transportes adaptados e adequar os próprios locais de trabalho aos doentes. Começa logo por aí. “Com rampas para quem anda numa cadeira de rodas e com casas de banho próprias”, avança.

Para os familiares, o maior desafio é aprender tudo de novo. Céu Barreiros costuma usar uma analogia para esclarecer. Os pais planeiam uma viagem a Itália, mas o avião aterra na Holanda. Tudo é novo e mais complicado. Nem sabem falar holandês. Mas podem aprender e conhecer a terra. É só um lugar diferente. No final, não trocam a Holanda por nada. É assim mesmo no caso das doenças raras, no geral, e da OI, em particular.

Há uma primeira fase mais complicada, de “luto” pela perda da criança idealizada. Mas a adaptação à nova realidade chega sempre. Mais tarde ou mais cedo. A própria Nuri tem o exemplo do filho. “É uma criança muito feliz”.

As fraturas causam os maiores sustos, mas também fazem parte. Céu Barreiros resume numa frase: “É só uma fratura. Mas pode ser uma fratura muito pior se não mantivermos a calma”. Dói. Custa. “Mas a osteogénese imperfeita é só mais um desafio na aventura da vida”, remata.

A origem: um gene doente

A osteogénese imperfeita não surge ao longo da vida. A doença nasce connosco e nós nascemos com a doença. É genético. Para perceber como, importa ter em conta um termo-chave – colagénio. “O colagénio é uma proteína existente no esqueleto. No fundo, é o alicerce, o cimento dos ossos, porque dá rigidez”. A explicação vem de Patrícia Dias, geneticista da Sociedade Portuguesa de Genética Humana.

Tal como todas as proteínas, o colagénio é codificado por genes. Os genes dizem às nossas células como devem trabalhar e quase sempre funcionam como é suposto. Mas, por vezes, ocorrem as chamadas “mutações”. São mudanças que interferem com o normal funcionamento dos genes.

No caso da OI, ocorre uma mutação num determinado gene codificador do colagénio. O gene sofre um defeito e dá instruções erradas às células. As células passam a fabricar colagénio deficiente ou pouco colagénio, como refere Patrícia Dias. O resultado é uma estrutura óssea pouco saudável. Os ossos são mais frágeis, pouco densos e mais propensos a fraturas.

E, além de genética, a doença é hereditária. Pode ser transmitida de pais para filhos. “A informação genética que diz como o nosso colagénio deve ser sintetizado – produzido – vem dos nossos pais. E se os pais tiverem um gene defeituoso, com informação errada, há cinquenta por cento de probabilidade de passa-lo para os filhos”, afirma Fátima Godinho, reumatologista. Aconteceu na família Gil.

Em situações mais raras, a osteogénese imperfeita é contraída em famílias sem história da doença. “Há um erro na passagem de informação dos nossos pais para nós, mas não quer dizer que a deles esteja errada. Só que ocorre uma perturbação num gene e isso dá origem a uma mutação de novo”, diz a médica.

Usar o humor contra a doença

Transformar a debilidade em força é uma forma de combater a OI. No caso da família Simões, o humor é a arma forte. Mãe e filhos rejeitam o rótulo de “coitadinhos” e lembram as fraturas com gargalhadas. Maria Beatriz Simões, a mãe, ainda hoje se admira com uma história caricata. Chegou a partir uma costela e não sabia. Só tinha dores quando tossia. “Quando vi o raio-x, até disse que não era meu. Nem sei como parti a costela, mas acho que foi a apanhar uma bacia de roupa”, conta.

A filha, Rute, ri-se quando recorda a fratura num pé. “Fui tomar uma injeção, queria fugir às agulhas, dei um pontapé na enfermeira e fraturei o pé”. O irmão, Tomás, também se juntou à risada. Partiu um braço enquanto entregava um trabalho à professora. “Estava distraído, tropecei no caixote do lixo da sala de aula e parti o braço”. De sorriso sempre presente, Maria, Rute e Tomás fazem da adversidade um motivo para a galhofa.

A Osteogênese Imperfeita em livro

Os dias não são maus. São apenas menos bons. “Temos ossos frágeis e um espírito inquebrável”. As palavras são de Ana Simão. A escritora falou ao JPN a título próprio, mas vê nos doentes com OI uma força natural. A prova do alento está reunida nas 192 páginas do livro “A Menina dos Ossos de Cristal”. É um testemunho de esperança e otimismo.

Ana Simão é a autora de um livro sobre a Osteogénese Imperfeita: “A Menina dos Ossos de Cristal”

Artigo editado por Filipa Silva
Fonte:Universidade do Porto 

Um comentário:

  1. How to win at the slots, table games, and live casino
    What does the live casino 익산 출장샵 and live 전라남도 출장마사지 casino games look like? The 여수 출장마사지 live casino games that are part of the live casino 평택 출장샵 market have great 하남 출장샵 odds and a great variety of

    ResponderExcluir



Obrigado pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *