sexta-feira

O consumo habitual de café e a prevenção de fraturas ósseas.

Resultado de imagem para caf´e
A promessa de ossos fortes significava algo muito diferente para nós quando crianças. Achamos que obter o físico de nosso super-herói favorito era tão simples quanto  beber tanto leite quanto possível. Acontece que estávamos errados sobre o prêmio e a melhor maneira de alcançá-lo.

De acordo com um novo estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, existe uma associação robusta entre o consumo habitual de café e a prevenção de fraturas ósseas mais tarde na vida e o desenvolvimento de doenças metabólicas. Em outras palavras, mais café para todos!

Café, café, café
“Associações inconsistentes entre o consumo de café e a densidade mineral óssea (DMO) foram observadas em estudos epidemiológicos. Além disso, a relação de componentes bioativos no café com a DMO ainda não foi estudada. O objetivo do presente estudo é identificar os metabólitos associados ao café e avaliar sua associação com a DMO ”, escreveram os autores no relatório.

Atualmente, a força óssea refere-se à densidade mineral. A quantidade de minerais presentes no tecido ósseo é um forte correlato de várias doenças ósseas metabólicas, incluindo osteoporose, raquitismo, osteomalácia, osteogênese imperfeita e displasia fibrosa.

Por muitos anos, a pesquisa foi suprimida por uma suposição de longa data (e anedótica) de que a cafeína exerce um efeito negativo na absorção de cálcio. A inspeção acadêmica concluiu que esse impacto é fracionário.

"Não há evidências de que a cafeína tenha algum efeito prejudicial no status ósseo ou na economia de cálcio em indivíduos que ingerem as doses diárias recomendadas atualmente de cálcio". célebre especialista em osteologia, o   Dr. Robert Heaney escreveu  em 2002.

Consumo de café e sua associação com a densidade mineral óssea
Os pesquisadores da Universidade de Hong Kong começaram sua análise com 564 adultos saudáveis, residentes na comunidade,  anteriormente envolvidos em um estudo de osteoporose há alguns anos atrás. Os participantes  foram encarregados de documentar a frequência  de seu consumo de café no exame de  acompanhamento realizado em novembro do ano passado. 

Doze metabólitos séricos  importantes para a densidade mineral óssea foram significativamente mais concentrados entre os usuários regulares de café - três moléculas (quinato, sulfato de 3-hidroxipiridina e trigonelina)  evidenciaram particular  relevância para a premissa do estudo.

“Entre esses metabólitos, 11 metabólitos conhecidos foram previamente identificados como associados à ingestão de café e 6 deles estavam relacionados ao metabolismo da cafeína. A ingestão habitual de café foi positiva e significativamente associada à DMO na coluna lombar e no colo do fêmur ”, continuaram os autores.

Os benefícios para a saúde associados ao consumo de café são quase todos de natureza preventiva. A abundância de anti-oxidantes contidos em uma única porção desativa efetivamente os radicais livres, que por sua vez atrasam muitos dos marcadores físicos do processo de envelhecimento. Foi confirmado  que esses mesmos agentes são medidas instrumentais contra cáries, diabetes, cirrose hepática e várias formas de câncer.

Um estudo realizado em 2018 que usou modelos de mouse determinou que beber quatro doses de café expresso por dia aumenta a saúde do coração, revigorando proteínas importantes e células cardiovasculares.

"Para todas as pessoas que bebem muito café e estão preocupadas com os efeitos à saúde do café, isso é uma boa notícia", disse o Dr. Chad Deal , da Cleveland Clinic  , que não estava diretamente envolvido no estudo, em  comunicado à imprensa . "Parece mostrar que o café é, em geral, provavelmente bom para a saúde óssea". 

Fonte:Oxford Academic

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Obrigado pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *