domingo

Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo





"Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo” é uma série de 11 histórias inspiradas nos clássicos contos de fadas, em que os personagens principais possuem algum tipo de deficiência. A coleção foi escrita e ilustrada por Cristiano Refosco, fisioterapeuta especializado em neuropediatria que atua em Porto Alegre, RS.
As histórias surgiram naturalmente durante as sessões de fisioterapia, para distrair seus pacientes. Os pequenos acabavam super motivados, se vendo como os super-heróis dos livros.

Aladown e a Lâmpada Maravilhosa
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada sete pessoas no planeta apresenta algum tipo de deficiência física, sensorial ou intelectual. O objetivo da coleção é apoiar o trabalho de inclusão destas pessoas na sociedade, tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar.

"As pessoas geralmente acham que é só construir rampas e colocar as crianças em salas de aula mistas. Na verdade, a inclusão começa com a educação e esse projeto tem esse objetivo de educar desde cedo", afirmou Cristiano em entrevista ao site G1.

Nos contos de fadas inclusivos, Alice é uma menina autista, Branca de Neve é cega, Chapeuzinho Vermelho anda com uma cadeira de rodas e Aladim tem síndrome de down. Cada história aborda um tipo de deficiência, e traz ao final um glossário com a nomenclatura correta para tratar o assunto

Em todas as histórias, os personagens passam por grandes desafios que se tornam ainda maiores diante às suas deficiências. Mas a superação se torna possível por meio da aceitação e apoio da família e amigos. Eles também alcançam muitas conquistas descobrindo suas próprias capacidades e talentos escondidos. E vivem muito felizes no país da inclusão!


Veja alguns dos títulos da coleção:

Alice no País da Inclusão
 Alice é uma menina autista que vai parar no País da Inclusão, um lugar onde todos possuem livre acesso e onde o preconceito a pessoas com deficiência não tem vez.


Branca Cega de Neve
Branca Cega de Neve é uma linda princesa que não enxerga. Quando vai morar com os sete anões na floresta, ela descobre que pode usar os seus outros sentidos para se defender da malvada madrasta.

Cinderela sem Pé
Cinderela nasceu sem um dos pés e usa um pé de madeira para caminhar. Ao ser convidada para o baile do castelo, ela conta com a ajuda de sua Fada Madrinha para viver uma noite mágica.


O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar
Polegar é um menino que não consegue caminhar. Ao ser abandonado na floresta, ele decide tomar conta dos seus irmãos e protegê-los do Ogro Malvado.


Apesar de não ser ilustrador, Cristiano decidiu desenhar as próprias histórias para mostrar seu olhar sobre o universo das crianças com deficiência. A coleção inclui um CD com audiodescrição das histórias. Para mais informações, acesse o site Imaginancia.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Lojas Americanas.
      http://www.americanas.com.br/produto/12619319/era-uma-vez-um-conto-de-fadas-inclusivo-vol.1

      Excluir



Obrigado pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *