Síndrome rara torna os ossos quebradiços e necessita de cuidados especiais.
Nesta semana, a
Patrulha do Consumidor foi procurada em mais um caso que chocou a todos. A dona de casa, Luciana Soares, procurou a ajuda do
Programa da Tarde,
pois o seu marido sofre de uma síndrome rara que precisa de tratamento,
entretanto, os planos de saúde tem se negado a ajudá-lo.
Luciana procurou ajuda do
Programa da Tarde em outubro do
ano passado, pois o seu marido, Edgar, é portador de uma rara síndrome
conhecida como “síndrome dos ossos de vidros”, uma doença que acomete as
articulações, tornando-as frágeis
O plano de saúde de Edgar faliu
no ano passado e agora, Luciana procura por outros planos de saúde que aceitem
atender seu marido, entretanto, todos tem se recusado
Edgar sofre de uma rara, chamada
popularmente por “síndrome dos ossos de vidro”, que acomete as articulações,
ele precisa de fisioterapia e atendimentos especiais
Na época, a Patrulha do
Consumidor entrou em contato com a Agência Nacional de Saúde, que é responsável
por fiscalizar o atendimento oferecido aos clientes pelos planos de saúde.
“Quando a agência encerra o plano
de saúde, ela tem que fazer a portabilidade, e levar todos os consumidores que
estão naquele plano de saúde para outro plano de saúde, e garantir o
atendimento dessas pessoas. É este o trabalho da Agência Nacional de Saúde”,
garantiu Russomanno.
A Agência Nacional de Saúde ficou
responsável por encontrar outro plano de saúde para cuidar de Edgar.
A história parecia ter sido solucionada, entretanto, Luciana voltou a procurar o
Programa da Tarde na semana passada, e infelizmente, nada mudou.
Edgar sofre de uma rara, chamada
popularmente por “síndrome dos ossos de vidro”, que acomete as articulações,
ele precisa de fisioterapia e atendimentos especiais.
Na época, a Patrulha do
Consumidor entrou em contato com a Agência Nacional de Saúde, que é responsável
por fiscalizar o atendimento oferecido aos clientes pelos planos de saúde.
“Quando a agência encerra o plano
de saúde, ela tem que fazer a portabilidade, e levar todos os consumidores que
estão naquele plano de saúde para outro plano de saúde, e garantir o
atendimento dessas pessoas. É este o trabalho da Agência Nacional de Saúde”,
garantiu Russomanno.
A Agência Nacional de Saúde ficou
responsável por encontrar outro plano de saúde para cuidar de Edgar.
A história parecia ter sido solucionada, entretanto, Luciana voltou a procurar o
Programa da Tarde na semana passada, e infelizmente, nada mudou.
“Meu marido não está recebendo
nenhum tratamento. Das quatro opções que eles ofereceram, nenhuma aceitou o
caso. Eu que estou cuidando dele”, revelou Luciana.
Indignado, Celso Russomano desabafou: “Cidadão e idoso que
está doente, deve ter todo o carinho do poder público, começa por aí. Mas ninguém
quis a carteira, porque a carteira de pessoas carentes e idosos é complicada
porque dá despesa, e pano de saúde hoje em dia só quer cuidar de gente jovem
que não fica doente, assim coloca dinheiro no bolso e não dá saúde para ninguém”.
Luciana chegou a procurar diversos planos de saúde por conta
própria, mas nenhum deles aceitou tratar de Edgar, alegando que ele seria
prejuízo para o plano.
“Ele era um ser humano saudável, um pai de família que recolhia
INSS, vivia normalmente, cuidava da família, era trabalhador, e essa situação é
por conta da doença, mas aí ficou doente, e agora ele é tratado como um ser que
não é importante para a sociedade, porque é isso que estão fazendo”, desabafou
Russomanno.
A
Patrulha Do Consumidor vai acompanhar este caso, e Celso
Russomanno afirmou: “Eu vou convocar o presidente da Agência Nacional de Saúde
na Câmara dos Deputados para explicar publicamente porque este senhor não tem
ajuda. Eu estou cansado, estamos tentando há meses e não encontramos uma
solução”
Fonte:
R7
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